SUSTENTABILIDADE: O RELATO DA INTERVENÇÃO NA GESTÃO AMBIENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Rosângela Rocio Jarros Rodrigues Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Psicologia, Ciências Biológicas, Administração, Economia

Resumo

Este artigo é o relato de uma experiência de trabalho na área de gestão ambiental numa Instituição de Ensino Superior estadual pública desenvolvida junto aos servidores de um centro de estudos. O objetivo central do trabalho foi promover ações que visassem o cuidado com o meio ambiente e, consequentemente, contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no espaço acadêmico. Descrevemos como se constitui o programa de gestão ambiental nessa instituição, o local da intervenção, o modo de inserção no grupo de trabalho e as atividades realizadas que abrangeram seis ações, sendo a quinta destinada ao planejamento e desenvolvimento de um curso para os servidores. Conclui-se que a experiência foi satisfatória porque proporcionou o encontro entre os envolvidos com o programa de gestão ambiental daquele centro de estudos e a transmissão de informações acerca da coleta, seleção e descarte do lixo produzido.

Biografia do Autor

Rosângela Rocio Jarros Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Depto de Psicologia Social e Institucional

Área de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Referências

ALVES, L. E. S. Governança e cidadania empresarial. Revista de Administração de Empresas, v.41, n.4, p.78-86, 2001.

CALLENBACH, E. et al. Gerenciamento ecológico: guia do Instituto Elmwood de auditoria ecológica e negócios sustentáveis. 13 ed. São Paulo: Cultrix, 2010.

CÂMARA, R. P. B. Desenvolvimento sustentável. In: ALBUQUERQUE, J. L. (Org.). Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009. p.70-92

CAMPOS, C. B. Gestão ambiental. In. CAVALCANTE, S.; ELALI, G. Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis: Vozes, p.198-207, 2011.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CORTEZ, A. T. C. Embalagens: o que fazer com elas? Rio Claro: Viena, 2011.

DEJOURS, C. et al. Por um trabalho, fator de equilíbrio. Revista de Administração de Empresas, v.33, n.3, p.98-104, 1993.

LIMA, A. C. S. et al. Comissão de gestão ambiental do Centro de Ciências Biológicas “ReciclaCCB”. Relatório de estágio. Universidade Estadual de Londrina. Curso de Psicologia. Londrina, 2012.

LIMONGI-FRANÇA, A. C.; ARELLANO, E. B. Qualidade de vida no trabalho. In: FLEURY, M. T. L. (Coord.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, p.295-306, 2002.

PATO, C. M. L.; CAMPOS, C. B. Comportamento ecológico. In. CAVALCANTE, S; ELALI, G. Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis: Vozes, p.122-143, 2011.

VERGARA, S. C.; BRANCO, P. D. Empresa humanizada: a organização necessária e possível. Revista de Administração de Empresas, v.41, n.2, p.20-30, 2001.

UEL. Universidade Estadual de Londrina. Programa de Gestão Ambiental. Londrina, 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/programas/reciclauel/pages/plano-de-gerenciamento-de-residuos.php Acesso em 08 mai. 2012

Downloads

Publicado

23/06/2013

Como Citar

Rodrigues, R. R. J. (2013). SUSTENTABILIDADE: O RELATO DA INTERVENÇÃO NA GESTÃO AMBIENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. Revista OMNIA Saúde, 9(2), 83–93. Recuperado de https://omnia.ojsbr.com/omniasaude/article/view/395

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.