VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA, INTENSIDADE DE DOR E CAPACIDADE FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS COM DOR CRÔNICA PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA.

Autores

  • Ana Carolina Abonizio
  • Carolina Polidoro de Almeida
  • Juciléia Steffen dos Santos
  • Adriana Bassan Moreno
  • Érica Mastellini
  • Bruno Gonçalves Moreno
  • Leandra Navarro Benatti
  • Luiz Carlos Marques Vanderlei

Palavras-chave:

Fibromialgia. Sistema Nervoso Autônomo. Atividade física.

Resumo

O exercício regular provoca aumento crônico da atividade vagal e diminui a atividade adrenérgica, portanto o condicionamento físico está diretamente relacionado à Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC). Neste trabalho foi avaliada a VFC, intensidade de dor e a capacidade funcional de indivíduos com dor crônica que praticam atividade física regularmente. Foram avaliados 10 indivíduos do gênero feminino de idade entre 30 a 60 anos (55 ± 9,73), portadores de dor crônica. As participantes foram selecionadas através do grupo de Atenção Fisioterapêutica e Psicológica a Pacientes com Dor Crônica, das Faculdades Adamantinenses Integradas. Os sujeitos realizaram atividade física duas vezes por semana, durante três meses, alternando exercícios na piscina e em solo. A VFC foi avaliada utilizando um receptor de frequência cardíaca, para avaliar a intensidade da dor, foi utilizado à escala analógica de dor e a avaliação da capacidade funcional, foi utilizado o teste de Caminhada de Seis Minutos. Para análise da VFC utilizou-se os métodos lineares no domínio de tempo (RMSSD e pNN50) e da frequência (LF, HF, LF/HF). O tratamento dos dados foi realizada pelo software Polar Pro Trainer 5. Para a análise da correlação utilizou-se o coeficiente de Pearson, o teste t- Student foi aplicado para verificar as diferenças entre as amostras paramétricas e o teste de Wilcoxon para as amostras não paramétricas. Não foram notadas diferenças na VFC antes e após o tratamento, mas foram encontradas mudanças significativas na capacidade funcional (p=0,002) e diminuição da dor (p=0,048), não apresentando correlação entre elas (r=0,100).

Downloads

Publicado

23/02/2012

Como Citar

Abonizio, A. C., de Almeida, C. P., dos Santos, J. S., Moreno, A. B., Mastellini, Érica, Moreno, B. G., … Vanderlei, L. C. M. (2012). VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA, INTENSIDADE DE DOR E CAPACIDADE FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS COM DOR CRÔNICA PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. Revista OMNIA Saúde, 7(1), 01–10. Recuperado de https://omnia.ojsbr.com/omniasaude/article/view/275

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)